Subscribe:

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cotidiano Geek| Universo Nerd: Como aprender um pouquinho sobre a coisa toda

Atendendo a pedidos de uma amiga muito especial, Carol Salema, escrevo hoje sobre um assunto muito importante. Essa minha amiga me disse que se interessa por tópicos e assuntos sobre o universo nerd, mas que gostaria de saber um pouco mais sobre os nossos interesses. Ela pede "Dicas de tópicos e itens que você deve saber pelo menos o básico para adentrar nesse universo". Vou tentar ao máximo, dividindo esse post em alguns tópicos de interesse no mundo nerd, e dicas do que você deve conhecer a respeito disso tudo para socializar bem. Por favor, dêem suas opiniões!!

Primeiramente, vamos recorrer à estimada Wikipedia para definir o termo. Nerd é um termo que descreve, de forma esteriotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Popularmente, nerd era aquele carinha que ficava sentado na frente na sala de aula, enquanto todos queriam ficar o mais distante de todo aprendizado possível. Boa definição essa, de que o Nerd é aquele que gosta muito do que muitos não gostam nada. Isso faz com que a grande maioria dos nerds tenha sofrido ou sofra até hoje "bullying" por parte de seus colegas. 


Os nerds normalmente eram os últimos de seu grupo a dar o primeiro beijo, a ir a uma balada, a ficar "chapado" como seus colegas. Nerds têm muita dificuldade de pertencer ao "mundo real". Com o passar dos anos e o crescimento e popularização da tecnologia, tópicos que antes eram apenas de interesse dos ditos nerds e geeks, passaram a ser de domínio público, fazendo com que estes fossem mais aceitos, e fazendo também com que pessoas "normais" passassem a se interessar mais pelo que os nerds faziam, ao invés de só lhes excluir ou atacar. 

A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (bugs em inglês). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha a vida "comendo" bugs de computador.

A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 90, geek passou a ser "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".

Então, nerd e geek são palavras que evoluíram através dos anos, mas que normalmente indicam pessoas com gostos diferentes da média populacional, com uma tendência a dar maior atenção às novas tecnologias.

Dadas estas definições, é consequência o fato de que nerds e geeks podem ter interesses diferentes. Podemos provar isso com o perfil da nossa equipe no blog. Alguns são mais ligados a tecnologia da informática, alguns aos games, outros amam HQ, alguns adoram filmes Sci-Fi, outros fazem a vida estudando, uns são músicos profissionais, outros desenham maravilhosamente bem, outros são leitores vorazes. A questão é que o nerd/geek é apaixonado pelas coisas, e não fica só na superfície. Um nerd pode gostar de qualquer coisa, mas não é como uma pessoa normal, que desfruta normalmente do objeto da forma como todos os outros desfrutam. O nerd/geek quer conhecer a fundo, saber tudo sobre, fazer igual, estudar as origens, se reunir para falar do objeto de admiração. Em outras palavras, ser nerd é ser alucinado e apaixonado por um assunto específico. Sem medir esforços.


Se você quer entender melhor o universo Nerd, tenho algumas dicas para você. Todas as dicas virão por meio de vídeos do youtube. Os vídeos te darão idéias de tópicos sobre os quais procurar mais na internet, de outros vídeos no "related" que você poderá assistir para saber mais, palavras chave para procurar na Wikipédia e no HowStuffWorks. Esses dois sites são ótimos para trazer informações sobre, praticamente, qualquer coisa.

Saiba mais sobre computadores

É bem verdade que os computadores fazem parte da vida até das avós hoje em dia. Mas o que você sabe sobre eles? Existem alguns videos no youtube que contam a história dos computadores em alguns segundos. Esse é um bom lugar para começar... O vídeo abaixo é um vídeo bom para isso, mas a resolução deixa a desejar.


Saiba mais sobre o cinema

O gênero de filmes que mais chama a atenção dos geeks é a Ficção científica. Veja o vídeo abaixo sobre os 100 filmes sci-fi mais importantes de todos os tempos. Papel e caneta, IPad, IPod, bloco de notas, qualquer coisa que seja em mãos! Anote todos, e assista a todos em algum momento de sua vida. A lista é desse usuário aí, mas é uma ótima lista! Não concordo muito com a ordem, e alguns dos filmes ainda estão na minha lista, mas uma coisa é verdade: É um ótimo lugar para começar!


Saiba mais sobre livros

Grande parte dos Geeks são leitores assíduos. De Harry Potter a Jane Eyre, qualquer livro que faça você se transportar deste universo pra algo completamente diferente da sua realidade, essa é a única regra. Já li livros infantis mais profundos do que qualquer outro, como o livro "Longe é um lugar que não existe", de Richard Bach, até livros que considerei chatos, e os quais me foram difíceis de entender (e que talvez até hoje não tenha entendido bem) como "Memórias de um sargendo de Milícias" e "Macunaíma". Temos abaixo uma lista de 100 livros de Ficção, novamente de um usuário do Youtube, mas que é algo por onde começar. Escolha alguns, procure a sinopse pela internet, e mande bala. Livros alimentam a mente, e nós gostamos de mentes bem nutridas. 
Novamente, não cheguei nem perto de ler todos esses livros. Posso contar nos dedos quais li. A questão é: leia ao menos um livro clássico de ficção científica. Muitos dos livros da lista viraram filmes, mas não pense jamais que assistir ao filme é parecido com o poder da sua imaginação ao ler a estória. Da lista, eu li e gosto muito de Jekkil and Hyde, 20.000 Léguas submarinas, Viagem ao centro da terra e O guia do mochileiro das galáxias. Todos são muito bons. Também recomendo livros de fantasia, como O Senhor dos Anéis, Ciclo da Herança, Harry Potter, Crepúsculo, Coleção Vampiros do Sul, Livros do André Vianco, As Crônicas de Gelo e Fogo, Academia de Vampiros, A menina que podia voar, Trilogia Wake, A Hospedeira, A Mediadora, entre muitos outros. Esses são os que mais gosto, e que são muito muito bons, em minha opinião.

Saiba mais sobre Games

Games são uma das coisas mais maravilhosas que alguém já inventou. Dê uma olhada nessa lista. Muito provavelmente, muitos deles fizeram parte da sua infância. Alguns deles são mais novos, e, se você for como eu, já os experimentou e acha que games são para toda a vida, não importando a sua idade. Se é novo no mundo dos games, precisa conhecer os básicos: Atari: Frostbite, Adventure, Riveraid, Enduro, Pacman, Tetris. Nintendo: Mario(s), Donkey Kong, Pokémon, Metroid, Castlevania, Smash Bros, Tekken, Street Fighter, Zelda. Master System/Mega Drive: Sonic, Alex Kidd, Bonanza Brothers. Playstation: Crash, X-Men vs Street Fighter. PC: Sims (todos), Need for Speed Underground, Sokoban, Tomb Raider, Descent, Age of Empires, Rollercoaster, Counter Strike. Não vou me atrever a falar de XBox por que nunca tive um. Esses são os que mais gosto, e tenho certeza que deixei muitos bons para trás. A intenção aqui, lembrem-se, é dar dicas, e a partir destes materiais, vocês serão levados a mais conteúdos.

Saiba mais sobre Super-Heróis

Super Heróis fazem parte da nossa história. Com certeza você teve uma fantasia de algum super-herói importante na sua infância. Lancheiras, mochilas, cadernos... Toda criança teve em algum momento da vida algo dedicado a um super-herói. Para os Nerds, Super-heróis vão muito além de Heróis da infância. São personagens com os quais se sonha todos os dias, e sempre tem um favorito. No meu caso, adoro o Demolidor. Ele não tem aquela coisa de Moral dos outros super-heróis, ele faz, custe o que custar. Esse vídeo tem alguns dos melhores. Vale a pena dar uma olhada pela internet, e talvez até escolher o seu favorito, por que não? Hoje mesmo saiu uma notícia no jornal "O Estado de São Paulo" dizendo que Batman foi escolhido o melhor Super-herói de todos os tempos. Confira a notícia e, ao final da mesma, a lista dos dez mais aqui.

Saiba mais sobre HQs

Por mais que a Turma da Mônica seja demais, não é bem deste tipo de HQ que estamos falando. Para esta categoria, não achei vídeos muito completos, por isso escolhi colocar este vídeo de "melhores vilões" dos quadrinhos, para fazer referência a algumas das melhores histórias. Muitas delas, tive contato apenas com os desenhos animados ou filme que basearam-se. As únicas HQs que li foram muito boas: Superman, Whatchmen, Batman, A Liga Extraordinária, X-Men. Confira a lista no vídeo.

Bem, acho que é essa a minha contribuição. Muitas coisas importantes no universo Geek não estão contempladas aqui: Esta é apenas a minha visão do que é mais importante.

Acha que o post precisa de alguma categoria a mais?? Sugira nos comentários!!
E, para fechar o post, coloco o link desse infográfico (em inglês) super legal, que divide os Geeks em categorias. Me encaixo em alguns: No acadêmico, no Star Wars, no Book, no Star Trek (graças a minha mãe, devo dizer), no video-game Geek, no Film Geek... E por aí vai... Encontre o(s) seu(s).

Um comentário:

Any disse...

Show de post!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...