Subscribe:

sábado, 28 de janeiro de 2012

Review: Wake - Primeiro livro da trilogia Wake

Vou começar com este uma série de 3 posts a respeito da trilogia Wake. A trilogia é composta pelos livros: Wake - Despertar, Fade - Desvanecer, e Gone - Desaparecer, e é publicada aqui no Brasil pela editora Novo Século.


Este livro super supimpa é narrado em terceira pessoa, e os títulos dos capítulos são datas e horários em que começam a ocorrer os fatos. Ele conta a estória de Jane Hannagan, uma adolescente pobre, filha de uma mãe alcoólatra pensionista do governo e órfã de pai. Ela não o conhece. Fato é que a menina possui algo que não sabe se considera uma maldição ou um dom. Ela é literalmente puxada para os sonhos das pessoas. Basta alguém dormir e sonhar perto dela, que então ela é sugada para dentro do sonho dessa pessoa, sejam esses sonhos bons, sonhos sem sentido, ou pesadelos aterrorizantes.  O livro fala sobre vários pesadelos de colegas da escola. O carinha dorme na aula, ou na biblioteca e é incontrolável para Jane - ela vai parar lá dentro da cachola do cidadão. Ela também entra constantemente nos pesadelos da mãe. Inclusive, algumas vezes, a mãe parece sonhar com o pai de Jane.

O primeiro sonho para o qual Jane foi sugada, foi ainda em tenra idade, durante uma viagem de trem, quando entra no pesadelo de um passageiro da cabine ao lado. Essa experiência é assustadora, e não para de se repetir nos anos que se seguem.

Sem saber como lidar com isso, Jane se torna uma adolescente isolada, quieta, sem muitos amigos. Procura sempre locais distantes de outras pessoas, e não revela a ninguém estes acontecimentos. Nem mesmo a mãe de Jane sabe sobre o dom/maldição da filhota: O livro a descreve como uma mulher perturbada e isolada em um universo paralelo, sem nunca interagir muito com Jane.

Claro que temos um menino na estória! No colégio, após retorno das aulas, todos reparam em um aluno novo. Na verdade, é um aluno antigo mesmo, que mudou o visual e está tão diferente, que todos pensam ser um aluno novo. Só Jane o reconhece e trava um diálogo tímido com ele.


Jane acaba sendo sugada algumas vezes, enquanto anda pela rua, para um pesadelo horrível, onde um homem ameaça um menino, que se transforma em um monstro horrível que ataca o agressor. Depois de algum tempo, Jane descobre que estes pesadelos são de Cabel, e, estranhamente, após anos de segredo, acaba contando para ele sobre sua estranha habilidade, e como isto a prejudica, pois sempre passa muito mal após os sonhos, em especial, após os pesadelos. A partir daí, Cabel está sempre próximo para não deixar que ela se machuque e para lhe ajudar após as crises, nas quais ela fica completamente sem energia.

Outra personagem importante no livro é a senhora Stubin. Jane começa a trabalhar em um asilo, para guardar dinheiro para a faculdade, e lá ela conhece a senhora Stubin, uma senhora cega. Jane entra nos sonhos dela, que são diferentes dos outros. A senhora Stubin a vê, pede por ajuda, e depois de um tempo, Jane consegue ajudá-la a dar um fim mais agradável ao seu sonho. Jane se apega, sem saber muito o porquê, à senhora Stubin. Esta acaba por falecer, e é aí que as coisas no livro começam a ficar mais ativas.

Não posso falar muito mais, pois acabaria exagerando nos spoilers, mas com a ajuda de algumas pessoas, Jane vai encontrar um jeito muito peculiar de tornar as suas habilidades úteis de alguma forma, para ajudar as outras pessoas.

Este livro é o primeiro da trilogia Wake. Muito bons os livros, em minha opinião. Muito diferente de qualquer outra coisa que já li, uma vez que a escritora escolhe esta maneira única de descrever os acontecimentos e de narrar o livro como um todo.

Esse aqui é o hotsite da trilogia. Entrem lá e confiram. O site tem muitas informações legais como bio da escritora, e algumas coisas para download.

Tem no site até um trailer sobre o livro! 


Seis Spocks para o primeiro livro que, em minha opinião, peca um pouco em alguns momentos, onde falta uma reviravolta na história que torne os acontecimentos pouco previsíveis. Mas com certeza vale a pena ler, eu, pelo menos, adorei a trilogia.


3 comentários:

Lucky disse...

comecei a ler livro, ele é muito interessante, asism que eu terminar (o que não vai demorar, ja que é bem curto) eu posto minha analise aqui ^^


e parabens pelo blog

Helô disse...

Fala Lucky!
Legal ver mais gente lendo o livro! Acho que ele nem fez tanto sucesso no Brasil, pq nem conheço mta gente q o leu. Esperamos o seu post de follow up após ter lido!
=D

Lucky disse...

terminei de ler o livro, achei bem interessante, mesmo focando pouco no esforço dela para poder controlar a "maldição, outra coisa chata foi varias perguntas que ficaram sem respostas, sobre como a senhora Stubin apareceu nos sonhos para auxiliar ela xP, de qualquer forma, irei ler os outros 2 livros, talvez apareça as resposta x]

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...