Subscribe:

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Review: Skype video call Vs Google + Hangout


Talvez seja o fato de estar indo embora para os EUA por quase um ano, mas algo me fez pensar nas opções que temos para video chamadas. Os melhores recursos para tal, em minha opinião, são o Skype e o Google Hangout. Mas o que um tem que o outro não tem?

Acho que todo mundo já sabe o que é skype, mas o que é Google Hangout?

Google + Hangout é um recurso de vídeo chamada, que oferece a capacidade de bate-papo em grupo. É livre para todos os usuários do Google +. 
Já o Google + é uma rede social do Google que foi idealizada para concorrer com o Facebook. Por enquanto, acredito que só dê para usar caso você seja convidado. O negócio é bem legal, tem vários recursos do Google, e eu acho muito mais clean do que o Face. Embora não ache que um chegue a substituir o outro, como foi o caso do Orkut, que ficou obsoleto.
Até 10 pessoas são capazes de participar de um único Hangout, que nada mais é do que uma sessão de chat em grupo. A Google desenvolveu esta de tal forma que o fluxo de vídeo é automaticamente focado para a pessoa que está falando em cada respectivo momento. Dependendo das características que oferece, este é ideal para um bate-papo com os amigos ou uma chamada da equipe séria, do tipo conference call no escritório. Mas pode não ser ideal para um-em-um chats de vídeo, devido à configuração um pouco complexa e etapas envolvidas (tem que ter hora marcada, já que as duas pessoas têm que estar on line). O Google ainda não desenvolveu um app móvel para Google + Hangout ainda.



Qual é a diferença entre o Google e Hangout chamada de vídeo Skype?

Google + Hangout oferece bate-papo com vídeo gratuitos do grupo. Embora o Skype Video Call pode ser usado para ligar para várias pessoas ao mesmo tempo (videoconferência), esta modalidade é um serviço pago. Outra vantagem do Google + Hangout é que ele permite que os usuários usem o recurso de bate-papo de vídeo sem instalar um software como o Skype (Google + Hangout só exige que você instale um pequeno plug-in na primeira vez que fizer uma chamada). O Google + hangout é exibido nos feeds dos círculos, e estão abertos a qualquer pessoa. Todos vão saber que você fez um hangout com as pessoas. Um recurso do Google Hangout + que faz sobressair é que (ao contrário do Skype Video Call) sua janela principal exibe automaticamente a pessoa que está falando. Além disso, os vídeos do YouTube podem ser vistos em conjunto com os membros de sua Hangout (isso não é possível no Skype). Diferente do Skype, Google + Hangout bate-papo não é executado em telefones celulares ainda. Além disso, no Hangout você pode compartilhar uma janela, e isso é muito útil para pessoas como eu que têm que se encontrar com outras pessoas pela net e discutir arquivos do word, por exemplo. Todos podem ver o arquivo, e ver uma marcação na barra de rolagem de qual trecho do documento os participantes da conversa estão lendo. Desconheço esse recurso no Skype.
Ao usar os dois serviços em meu notebook com a mesma conexão, percebi que o google hangout não cai, como acontece muito quando estou usando o Skype. Ponto negativo para o hangout no quesito Screen Freeze - isso acontece com uma certa frequência.
Além disso, o Hangout permite que você grave as chamadas, o que é muito útil em ligações acadêmicas.

O único ponto que pode atrapalhar o Hangout e como resolvê-lo

Em minha opinião, o que mais me incomoda no hangout é que ele não tem a opção chamada, igual a do Skype, onde o computador literalmente toca para que o outro te atenda. Como eu lido com isto? Eu associo o meu Google calendar com o Hangout: eu marco as minhas conversas com antecedência, pela agenda do google, convidando as outras pessoas a estar on-line em determinados dias e horários. Isso deixa o programa perfeito? Não - de forma alguma, mas é uma forma de lidar com esse ponto negativo. Tenho fé que em breve teremos Google Hangout para telefones celulares.

Bem, eu fico com o Google Hangout. E você? 

PS: Algumas informações foram traduzidas daqui. Muito bom esse site, aliás!

4 comentários:

Anônimo disse...

e quanto ao google phone que faz ligações direto do gmail?

Helô disse...

Oi Anônimo! Não conheço nada sobre o google phone... Mas muito interessante este recurso de ligações pelo Gmail. Com certeza vale a pena procurar maiores informações...

Anônimo disse...

teste

Guia do Host disse...

O Hangouts vem melhorando a cada dia.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...