Subscribe:

sábado, 31 de dezembro de 2011

Remake, Reboot, Sequência ou Prelúdio? Saiba a diferença!

O Espetacular Homem-Aranha é um reboot da franquia que estréia em 2012.
Ao conversar com as pessoas sobre cinema, percebo que muitas não sabem a diferença entre  remake e reboot de filmes. Mesmo os mais ligados na cultura pop e até os que se dizem cinéfilos podem confundir os termos às vezes. Com isso em mente, resolvi esclarecer de uma vez por todas a diferença entre essas palavras. 

Quando uma franquia está há muito tempo sem lançar nada novo, uma das formas mais eficientes de trazê-la de volta é através de um remake ou reboot, algo que está na moda ultimamente em Hollywood. Mas como eu vou saber se um filme é reboot, remake, sequência ou prelúdio? Veja as definições e exemplos abaixo!

Remake

Traduzindo literalmente para português, remake significa "refazer". Ou seja, pegar uma obra mais antiga e fazer uma refilmagem com outro elenco e com poucas mudanças em relação à obra original, mas algo totalmente baseado na mesma. Um exemplo disso é o King Kong (2005) do diretor Peter Jackson, que é um remake do clássico de 1933. Outra refilmagem clássica é A Fantástica Fábrica de Chocolate do Tim Burton, refeita com base no filme de 1971.  
King Kong  (1933)
Reboot

Traduzido como "reinício", o reboot geralmente acontece quando uma franquia é trazida de volta às origens com um novo elenco e outra pegada, com a história tomando um rumo completamente diferente, sem se basear num filme específico. E nem precisa ser uma franquia da década de 80 nem nada! Veja o exemplo mais recente, O Espetacular Homem-Aranha, filme que reinicia a trilogia do Homem-Aranha com novos atores, outro roteiro e novos vilões, recontando a origem do herói. Outro exemplo forte de reboot é Batman Begins, filme que trouxe de volta Batman às origens com uma pegada mais séria em 2005, reiniciando a franquia que começou em 1989 o Batman estrelado por Michael Keaton.
Batman (1989)
Sequência e Prelúdio

Sequência (sequel) é o mais óbvio e qualquer pessoa sabe que é a continuação da história de um filme anterior, geralmente com o mesmo elenco (Ex: Homem-Aranha, Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3). O prelúdio (prequel), por outro lado, conta uma história que aconteceu antes de um filme que já foi lançado anteriormente. O melhor exemplo é o filme Anjos da Noite: A Rebelião (Underwold: Rise of the Lycans, 2009), que apesar de ser o terceiro filme da franquia, a história se passa séculos antes dos dois primeiros filmes.
Anjos da Noite: A Rebelião (2009)
Bom, acho que agora não da mais pra confundir, mas se anda tiver alguma dúvida se um determinado filme é reboot, remake, sequência ou prelúdio, é só escrever nos comentários que a gente responde!

8 comentários:

Helô disse...

Tayson, vc é um cara didático. Ótimo texto, BTW. =D

Anônimo disse...

Ótimo post, eu fazia confusão de 'reboot' e 'remake' agora tudo foi esclarecido.

Anônimo disse...

Prequel é a mesma coisa que prelúdio?

Tayson disse...

Sim, prelúdio em inglês é prequel!

Anônimo disse...

Cara muito lega e eu q acha tudo igual valeu aprendi mais uma.

Anônimo disse...

Muito útil essas informações. Obrigado

Josemar disse...

Prelúdio é a mesma coisa que prequência?

Anônimo disse...

Muito obrigado ! Muito boa a explicação e me esclareceu muitas dúvidas !

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...