Subscribe:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cotidiano Geek // Desabafo sobre spoilers



Se tem uma coisa que me tira do sério são spoilers. Nós que somos mais ligados na cultura pop e gostamos de quadrinhos, livros, filmes e games sentimos muito mais na pele um spoiler do que qualquer outro tipo de pessoa.


Antes de mais nada e principalmente antes que a Wikipédia seja tirada do ar por falta de doações, segue a definição do termo spoiler

"Spoiler em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica expoliação, (spoiler do inglês para aquele que estraga ou aquele que subtrai deteriorando, degradando, delapidando ou depredando algo) o termo se refere a qualquer fragmento de uma fala, texto, imagem ou vídeo que se encarregue de fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videogames em português brasileiro, videojogos em português de Portugal, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez."

Há pessoas que são estúpidas o suficiente para acabar fazendo spoilers não intencionais. Tais pessoas acham que ninguém por perto vai se importar. Normalmente isso acontece quando outros estão conversando sobre determinada obra e você acaba tendo que sair de perto se você pretende apreciar tal elemento um dia. 

Os piores são os comentaristas de filme! Você está assistindo aquele filme com a galera, aí tem um que fica narrando o filme pra pessoa do lado, que é estúpida o suficiente pra ficar perguntando o que vai acontecer em seguida. Que raiva que eu tenho disso.

E aqueles que fingem que dão um spoiler e depois dizem que é brincadeira? "Ai, o fulano morre em tal filme". Depois de um tempo, "era só brincadeira, acha que eu vou ficar dando spoilers?" Caramba! AGORA EU JÁ SEI QUE O FULANO NÃO VAI MORRER ENTÃO, JÁ PERDEU A GRAÇA! Eu sei que isso é meio radical, mas se você parar pra pensar, desmentir um spoiler em si já é outro spoiler. Uma vez uma amiga estragou todo o meu prazer dizendo sobre um livro "ah, posso te contar só uma coisinha que não tem nada a ver? Os personagens nem lutam, eles quaaaase lutam, mas não lutam!" Legal, agora eu já sabia que não importava o quão tenso ficasse a parada, não haveria combate no livro.

Pior do que isso são as pessoas que gostam de brincar com spoilers! Trollar os outros usando spoilers, acham que isso é engraçado. O animal termina um jogo e resolve trollar seus contatos do MSN colocando o final do mesmo no subnick. Pior que agora isso se estendeu para as redes sociais! Tem uma galera que não tem o que fazer e fica mandando images no Facebook ou mensagem no Twitter com spoilers de seriados. Quando isso acontece na minha timeline é block/unfollow sem aviso! Até quando isso vai acontecer?   

Eu evito entrar em comunidades de games, filmes e livros antes de terminá-los pra não pegar um spoiler acidental. Mas isso sempre acontece! Com esses idiotas de redes sociais e esses nossos amigos "trolls", só se isolando no mundo pra não ter seu entretenimento estragado.

Eu também poderia trollar vocês colocando um spoiler de qualquer coisa no meio desse texto, mas como eu não faço com os outros o que eu não quero pra mim, fica só a mensagem pra vocês espalharem!

Se você é um dos tipinhos citados acima, saiba que você é um escroto! E, por favor, me dê um murro mas não me dê um spoiler. 

14 comentários:

Manú Chaves disse...

texto muito bom!odeio spoilers!!

maria disse...

é bem isso mesmo

Vitz disse...

Não quer spoilers? Não use internet. Ela é cheia deles e pessoas que querem passá-los.

Achei uma baboseira imensa você chamar as pessoas que soltam spoilers sem intenção de estúpidas. Se foi sem intenção, logo não foi estupidez e sim desleixo da pessoa. Desleixo e estupidez são coisas muito diferentes, favor não confundir as duas.

Não gostar de spoilers é uma coisa normal. Eu mesmo não gosto de spoilers, mas acabo por ver/ouvir algum no meio de alguma conversa. Eu vou ficar reclamando e xingando feito um babaca com a pessoa que soltou o spoiler e ainda correr o risco de perder uma amizade por causa disso ou eu vou fazer o que é certo: tentar esquecer a informação adiantada de alguma forma (desde largar a série pra assistir depois até ir fazer outra coisa pra não se lembrar), avisando à pessoa que ela soltou um spoiler e que eu não gosto disso? Claro que a segunda opção.

Por sinal uma das formas que descobri para que spoilers não me afetem é uma informação óbvia que muitas pessoas que perdem a linha quando soltam spoilers para elas esquecem: O que importa não é o fato em si, e sim como ele aconteceu, afinal pessoas e personagens morrem todos os dias (lol) e normalmente quando alguém solta um spoiler, não fala como aconteceu, solta apenas o fato em si.

Fora que reagir de forma muito negativa a um spoiler, uma coisa que, sinceramente, é supérfula, é uma bobagem. Te falam um spoiler hoje e daqui a uns dias você nem lembra mais dele, só vai lembrar se você "alimentar" a lembrança, como qualquer coisa negativa na mente humana.

Anyways, só tô falando minha opinião. Não preciso que ninguém concorde comigo.

Tayson disse...

Vitz, em primeiro lugar valeu pelo comentário.

Pra mim pessoas desse tipo são estúpidas por acharem que não estão incomodando ninguém com certos comentários. Eu citei que isso não é intencional pra destacar o fato de que existem pessoas que fazem spoilers intencionalmente, de propósito, só pra deixar os outros putos e estregar a diversão alheia. E tais pessoas estúpidas não fazem certos comentários diretamente para estragar a diversão dos outros e sim por... sei lá, serem estúpidas ou pela falsa sensação de superioridade por saberem o que vai acontecer depois por já terem visto antes.

Eu sou muito fresco em relação a isso, admito, as vezes as pessoas nem dão spoilers mas eu acabo deduzindo por certos comentários futuros em relação à obra.

Claro que eu tento esquecer o Spoiler e às vezes é até possível se não for uma coisa muito bombástica.

Como você mesmo falou, isso é apenas minha opinião também. Cotidiano Geek é uma coluna onde o autor faz um texto pessoal dando sua opinião a respeito de algo ou contando uma experiência pessoal!

Rhamon disse...

Você deu spoiler da série crepúsculo no texto, Tayson!!

The Gus disse...

Texto babaca.

A graça de você assistir um filme, jogar um jogo, ler um livro, é o prazer de fazê-lo: é um hobbie, é sem compromisso, é por diversão. Se você leva tão a sério uma coisa ao ponto de se irritar quando alguém te faz um spoiler, precisa de tratamento.

O mundo não pode parar de girar porque você não viu um filme, leu um livro e jogou um jogo. Se as pessoas fossem parar de conversar sobre todos os assuntos dos quais você ainda não se inteirou só pra você não se frustrar, que merda de mundo seria?

Hoje em dia tem médico que dá spoiler até de quando você vai bater as botas. Deal with it and grow up.

Tayson disse...

E qual a graça de eu assistir um filme, ler um livro ou jogar algo se já me contaram o final? Nenhuma pra mim! Se você não se importa com isso, tudo bem, tem gente que não liga pra spoilers e muitas das vezes corre atrás de ler e saber o que acontece. Eu sou diferente de você, simples assim.

As pessoas podem conversar a vontade sobre os assuntos que eu não estou inteirado, eu saio de perto de boa se eu achar ruim. Quem falou que o mundo precisa parar por causa de mim? O que não pode é as pessoas ficarem usando as redes sociais para fazer spoilers propositais só pra trollar quem lê, e parece que você só leu o primeiro paragrafo do meu texto e comentou isso.

Também acho uma falta de respeito eu estar assistindo um filme e a pessoa ficar comentando o que vai acontecer em seguida, é questão de bom senso. Se spoilers fosse algo "de boa", estaria presente nas notícias, nas sinops, nos reviews e etc. Quem tem que crescer é quem fica trollando com spoilers.

tes disse...

teste

Hindrid Akad disse...

Também odeio Spoilers, Tayson e adorei o post. É claro que há os que não se importam (acredito que as pessoas acima sejam assim) porque independente se "o importante é o hobbie", "se não importa o quê, mas como foi", a graça de tudo é você descobrir por si. Eu deixo de assistir, ler, jogar, etc se alguém me contar algo importante a respeito.

Já avisei todos os meus amigos em todas as redes sociais para que não deem spoilers, pois é algo que me irrita profundamente. Uns podem não se importar com spoilers, mas se falar mal do seu time, por exemplo, o cara perde a linha...

Se você não se importa em ler/ouvir spoilers, respeite quem não gosta assim como as pessoas respeitam aquela "brincadeirinha inofensiva" que você detesta. Posso ser radical com spoilers como tem gente que é radical com futebol, com religião, com qualquer gosto. Não se trata de nada além de gosto aqui.

Eu assisto One Piece há anos. Esse anime é a minha vida. Mas quem lê o mangá está à minha frente. Eu estou assistindo mais de 500 episódios pra chegar um e simplesmente me dizer o que vai acontecer daqui a 30 episódios (sendo que sai 1 por semana)? Se isso não enraivece outras pessoas, a mim sim.

Também sou a favor do bom senso e do respeito alheio. Quer falar a respeito? Encontre alguém que viu/leu/jogou o mesmo que você e não crie animosidades.

Flavia disse...

Não ligo de saber o que eu vai acontecer. As vezes me dá mais vontade ainda de ler o livro, pra entender como chegou aquele fim. Mas respeito que não gosta e só conto pra quem pede.

Paloma :* disse...

Gostei do texto !

Realmente esse tipo de prática é horrível !

Eu passei por uma situação dessas recentemente, quando fui assistir "amanhecer - parte 1" no cimena com uma amiga. Além da gente ter chegado atrasada, não ter conseguido pegar pipoca e ainda sentar nas primeiras fileiras, tinha uma mulher com uma menina do nosso lado, que não tinha assistindo os outros filmes, e ficava perguntando toda hora algo relacionado ao filme para a menina, que também ficava contando tudo o que ia acontecer depois no filme.

Infelizmente essas pessoas não compreendem que são inconvenientes!

Lizzie disse...

Quem leva filmes, games, séries como Hobbies realmente não liga para spoliers, como foi comentado acima. Masssss tem muita gente que gosta de games e/ou filmes como uma Arte e leva a sério, não é pq a pessoa ama alguma forma de entretenimento que no qual precise de tratamento. Existe uma coisa chamada "imersão", é quando vc se entrega 100% pra um jogo, filme ou quadrinhos. quando vc recebe quem querer um Spoliers essa imersão se perde.

lembro em 2001 quando saiu o Senhor dos Aneis: A sociedade do Anel eu ja tinha lido o filme uns 6 meses atras e quando o meu amigo chegou todo empolgado comentando sobre o filme eu soltei na lata o final. na época eu pensei: "ué a obra tem mais de 50 anos, isso não é spoliers"... mas até hoje esse meu amigo se lembra dessa historia.

Enfim, quem leva esse tipo de cultura a sério vê o spoliers como um criminoso, acho válido. tente jogar "sério de verdade" algum jogo de ação no qual já viu o final no youtube. é frustrante demais!

ZuzoBem Gara disse...

Você morre no final...

Anônimo disse...

Eu faço spoiler XD pra irritar meus amigos e somente MEUS AMIGOS, eu não me importo de forma alguma com os spoilers que me fazem DE VERDADE. O único spoiler que me irritou foi um sobre o AC revelations que eu sem querer MESMO vi na minha timeline do Facebook.
Pra mim, a leitura, um filme eu nao vejo soh pelo final eu leio e vejo e jogo pelo desenrolar de tudo, das imagens que me proporcionam, do prazer que me proporcionam.
Entendo que muitas pessoas nao gostam de spoiler e se sentem ofendidas MESMO quando alguem o faz mesmo sendo não intencional, portanto...... eu nao tenho problema nenhum de respeitar esses meus amigos, mas ai quando eles começam com muita frescura.... Taysinho do meu coração, se prepare para ser atentado via msn \o

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...