Subscribe:

terça-feira, 19 de julho de 2011

Especial: Tudo o que você precisa saber sobre Zumbis


Acho que hoje zumbis estão no topo das coisas que mais tenho fascínio, tanto que sou um dos editores de outro blog só sobre o tema, o Zumbilizando. Mas antes que criem uma Saga Crepúsculo de zumbis vou escrever aqui tudo que aprendi com minhas leituras e horas de filmes assistidos sobre o tema, não é um manual de sobrevivência a um apocalipse zumbi, seria mais ou menos um manual de introdução para quem está chegando agora a esse mundo pelo sucesso da série "The Walking Dead".

Ok hoje você pensa assim, pô mas zumbis são tão bestas, porque se encaixam no gênero terror? Tá mais para comédia. Tá certo que alguns filmes são até cômicos, mas quando era criança não dormia a noite quando assistia com meu pai a algum dos filmes do George A. Romero e minha mãe depois claro que brigava com meu pai: - Como pode deixar seu filho de 5 anos ver um filme desse? - Aconteceu que me acostumei e dei a sorte de ter começado com a fonte certa George A. Romero.

Então vamos partir do principio que ele é o dono da bola quando o assunto é zumbi, não foi o primeiro a trabalhar o tema, mas nem encane nisso agora, mais pra frente você vai saber também qual foi o primeiro filme de zumbi produzido e muito mais curiosidades legais.


George A Romero
Quando se pensa em Zumbi logo vem a cabeça o seu nome, e poucos diretores tem uma marca tão forte como George A. Romero e o os filmes de zumbi, tanto que é conhecido como Padrinho de Todos os Zumbis.

Romero não é o inventor do termo "apocalipse zumbi", o registro de tal tema pode ser creditado a Richard Matheson e sua novela I Am Legend, adaptado pelo menos três vezes para o cinema: Mortos que Matam, com Vincent Price; A Última Esperança da Terra, com Charlton Heston; e Eu sou a Lenda, com Will Smith, Mas Romero está diretamente ligado ao dito apocalipse, pois ele que aprimorou e acabou por torná-lo um gênero cinematográfico. Não só aprimorou como também criou muita coisa que hoje temos como regra básica para uma boa história de zumbi.

E ele não é respeitado só pelos fãs de filmes de zumbi, ele é também muito respeitado no meio cinematográfico, pois alguém que invente uma nova forma de expressar dentro de uma arte realmente merece tal respeito. Romero encontrou um filão dentro da linguagem cinematográfica e o explora em uma obra coesa e consistente, mesmo que não seja perfeita em muitos momentos, seu cinema é muito mais do que mostrar feras zumbis enlouquecidos, o que ultimamente tem se tornado o gênero, e sim uma crítica e um comentário social e político sobre uma determinada época.

Somente um longa seu, Creepshow – Show de Horrores, não tem roteiro seu, no caso ele ficou a cargo de Stephen King, e este filme não é de zumbis OK, é preciso lembrar que sua obra não é totalmente feita sobre filmes de zumbis. Há filmes sobre vampiros, como Martin, filmes que abordam a paranoia de uma guerra biológica, O Exército de Extermínio, além de Instinto Fatal, que mostra um atleta tornado paraplégico devido a um acidente automobilístico, que passa a treinar um macaco geneticamente modificado a cometer pequenas vinganças,um verdadeiro assombro, mas esse assunto pode ficar para outro texto, afinal hoje estamos falando de zumbis.

Aqui você pode acompanhar a filmografia do diretor. George A. Romero

Os primeiros zumbis
Muitos vão falar que o termo surgiu no Haiti, e está certo. Mas esse é o zumbi gerado de magia vodoo e fique claro que esse não é o zumbi retratado aqui. Ou sobre Bela Lugosi, também não vou falar dele.

Aqui vamos falar de zumbis comedores de miolos que todos gostamos, os mortos vivos, e quando falamos nesse tipo de zumbi temos que ai sim ligar ao apocalipse zumbi, aquele mesmo criado por Richard Matheson em Eu Sou a Lenda e depois aprimorados por Romero, então tem alguns conceitos básicos para uma boa história de zumbi:

De onde vem? Ou como surgem?
Um vírus alienígena trazido à terra por algum meteoro que caiu; Um vírus criado em laboratório por humanos, que acidentalmente foi liberado; Uma tentativa de causar uma guerra biológica que deu errado; contaminação por material radioativo ou químico; modificações genéticas; e muitas das vezes nem precisa de uma explicação exata de como surgiram, eu mesmo não me importo muito com isso, como viraram zumbis? O que me encanta é o apocalipse zumbi e todo o caos gerado, mostrando o lado mais primitivo das pessoas e sua luta pela sobrebivência se organizando ou não para apenas sobreviver mais um dia em meio a desordem.


Tiro na cabeça mata
Isso devia ser regra para todo filme de zumbi, outro dia assisti de novo pelo youtube "A volta dos mortos-vivos" onde os mortos não morrem com tiro na cabeça. Como assim não morrem com tiro na cabeça? Isso mesmo, e achei o filme chato demais os caras decaptavam o zumbi e ficava só um corpo andando tropeçando em tudo; então vamos combinar uma coisa, tiro na cabeça mata.

Existem possibilidades disso acontecer?
Opa, mas é claro, porque não? Afinal o homem sempre acaba ferrando com tudo, e é possível encontrar vídeos antigos de experiências ondem cientistas russos em uma experiência muito bizarra reanimam a cabeça de um cachorro.



O CDC americano também publicou um documento sobre como proceder em um possível apocalipse zumbi: VEJA AQUI

Robert Kirkman e "The Walking Dead"
"The Walking Dead" ou Os Mortos Vivos, nome que ganhou aqui no Brasil é a HQ de maior sucesso hoje no EUA e que aos poucos vem ganhando muitos fãs aqui no Brasil ainda mais depois da série.

Criada por Robert Kirkman. A história começa com o Policial Rick Grimes acordando de um coma, no começo até lembra o filme Extermínio de Danny Boyle, mas as comparações param por aí, Narrando a jornada de Rick e de outros sobreviventes, Kirkman mostra um mundo transformado no qual os poucos seres humanos restantes são forçados a se manter longe dos grandes centros, escondidos e amedrontados.

Até hoje ninguém conseguiu retratar tão bem como seria o caos gerado por um possível apocalipse zumbi como Kirkman, a construção da história é muito boa, todo o terror psicologico, conflitos, o que fazem para garantir a sobrevivência do seu grupo.

E no ano passado a HQ virou uma série de TV transmitida no EUA pela AMC e aqui no Brasil pela HBO, mesmo tendo alguns novos personagens, eu gostei muito da série e só achei que foi muito curta, poderia ter tido mais episódios.

Biologia de um Zumbi
  • Zumbis têm necessidade de carne humana.
  • São conhecidos por consumir outros organismos vivos.
  • Conseguem distinguir outros zumbis de humanos apenas pela visão.
  • Não atacam outros zumbis a menos que seja por comida.
  • Sempre frequentam lugares familiares à eles quando eram normais.
  • Têm sua força elevada, sendo capazes de rasgar partes de um humano.
  • Mantém alguma memória e conhecimento de suas vidas passadas.
  • Um corpo morto irá reviver em algumas horas, a menos que seu cérebro seja destruído.


Curiosidades
A revista inglesa Sight & Sound, uma das mais respeitas do ramo, ranqueou Romero como um dos dez maiores diretores de todos os tempos. Isso sempre atuando à margem da indústria e de Hollywood.

Nem mesmo Harry Potter escapou da influência zumbi, e no 6º Livro da série conhecemos os Infurius [Ou Inferi], que são humanos mortos que estão re-animados por magia negra.

PS.: Se você gostou do tema abordado e acha que devemos continuar falando sobre zumbis, comente e deixe sua opinião sobre o que achou? O que faltou no texto? Quem sabe montar um "Tudo o que você precisa saber sobre zumbis - PARTE 2".

Atualização: Manual de Sobrevivência - Apocalipse Zumbi

9 comentários:

Tayson disse...

Muito bom! Não sabia que I Am Legend tinha outros filmes e era baseado em um livro. Esse video do cachorro é bizarro mesmo, mas ainda assim acho que é fake. Quanto a The Walking Dead, a boa notícia é que a próxima temporada vai ter 13 episódios.

Helô disse...

Isso aqui é mto legal:

http://emergency.cdc.gov/socialmedia/zombies_blog.asp

é do CDC!!! =)

Anônimo disse...

Aee Helô, valeu! Editei e acrescentei o doc no texto.

maria disse...

oiee,
o blog ta foda (:
mas eu li sobre a biologia zumbi que eles "Têm sua força elevada, sendo capazes de rasgar partes de um humano." vc leu isso em algum livro?
porque eu estava lendo aquele livro " Guia de sobrevivencia a zumbis" do Max brooks que também escreveu World War Z, e ele especifica que isso é mito.Segue abaixo:
"1. HABILIDADES FÍSICAS
Em geral, acredita-se que os mortos-vivos possuem poderes sobre-humanos: força extraordinária, velocidade que beira a da luz, telepatia etc. (...)Nunca se esqueça de que o corpo de um morto-vivo é, para todos os propósitos práticos, humano.
Força
Os necrófilos possuem a mesma força bruta que os vivos. A força que pode ser aplicada depende enormemente do tipo de indivíduo que o zumbi é. A massa muscular que uma pessoa tem em vida poderá ser tudo que ela terá na morte. Ao contrário de um corpo vivo, não há nenhuma comprovação de que as glândulas supra-renais funcionem nos mortos, negando aos zumbis as explosões de energia das quais os seres humanos desfrutam. A única vantagem palpável que os mortos-vivos possuem é um vigor espantoso."
- Brooks, Max
O guia de sobrevivência a zumbis: proteção total contra os mortos-vivos/Max Brooks; — Rio de Janeiro: Rocco, 2006./ Pags. 12 e 17

Não quero criticar, só acrescentar e debater o tema.beeeijos (:

Del Vieira disse...

Agora que li o texto todo... Curti...

@Zumbilizando o/

Anônimo disse...

Opaa valeu Del.

E Ana conheço a existência do livro do Max Brooks, mas ainda não tive a oportunidade de ler. mas muito bem observado o seu comentário.

Você concorda com o Max sobre terem a mesma força? Nunca viu nos filmes como eles estripam uma pessoa só com as mãos? Tenta perfurar o seu abdomem com os dedos rs

maria disse...

OI,

Acho que os zumbis variam de cada qual para cada qual,como os seres humanos que eram antes da mutação! Nem todos os zumbis correm ou são superfortes nos filmes, nos jogos, nos livros.
Inclusive, acho que essa coisa de agilidade, força e inteligencia zumbi veio com o tempo. o que acha?
P. ex. ,no Resident Evil 3, eles não corriam (em sua maioria)e vc desviava fácil. Já no RE 6 eles correm, abrem portas e parecem raciocinar como se estivem vivos!Mais espertos que um morto-vivo tradicional.
Dá pra perceber isso em alguns filmes antigos sobre o tema e a diferença para os filmes atuais ( meu ultimo foi Diário dos Mortos)
O Livro do Max resolve o questionamento força ( e talvez sobre inteligencia também), perceba que ele diz "A força que pode ser aplicada depende enormemente do tipo de indivíduo que o zumbi é. A massa muscular que uma pessoa tem em vida poderá ser tudo que ela terá na morte.", ou seja, se uma modelo supermagra se tranformar em zumbi ela será raquitica, fraquinha FOREVER! Maaaaaaaaaas se um lutador de Vale-Tudo muito forte se transformar, ele poderá quebrar muitas janelas e portas e arrancar membros com certeza HAHAHAHAHAHAH
Eu tinha muita duvida sobre isso antes, foi assim que eu me resolvi!
Por acaso conhece a webserie Bite-Me? eles tem zumbis bem fortes...mas estão em bando então não conta!HAHHAHAH

e meu nome é maria (:
(to adorando debater o tema)
beijos

Anônimo disse...

Boa Maria, ótimo comentário. Ok ok pequei no meu comentário sobre terem uma força extra rs

E sobre essa webserie Bite-Me.
Massa os links pra gente contato@revistageek.com.br

Vou fazer uma postagem sobre ela =D

Anônimo disse...

Bom eu adoro zumbis mas tenho um certo medo de alguns filmes , qual o filme que eu possa assistir que naum seja tão ( pesado ) *vamos dizer assim* ?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...