Subscribe:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Quadrinho ou Literatura? 90 Livros Clássicos Para Apressadinhos

Um dia entro na livraria com a missão de encontrar um presente para meu amigo Júlio. Sim eu presenteio amigos com livros. Sem nada em mente andei entre os clássicos, mas ex-nerd que sou parei nos quadrinhos. Meu amigo não é nerd, mas é um cara muito perspicaz. Pensei num HQ do Robert Crumb, MR. Natural é a cara dele, mas no meio da estante vejo esse título tão chamativo: "90 Clássicos para Apressadinhos", de Henrik Lange.

Lançado em 2010 pelo selo Galera (Editora Record),  com textos de Thomas Wengelewski e o desenho de Henrik Lange, o livro não é o que parece, mesmo as vezes sendo exatamente o que parece. Abri o livro justamente na página do clássico "A fantástica fábrica de chocolate" de Roald Dahl (sim, o filme é baseado no livro... hehehe), li e pirei. Abri em outra e não vão acreditar, era "O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien, muitos "Tolkien maníacos" podem não gostar, mas eu ri tão alto que chamou até a atenção na livraria.
A cada livro clássico retratado, são dedicados quatro quadrinhos resumindo a história. Com uma arte muito bem feita e bem humorada, mesclada com um texto ácido e cheio de ironias. Tudo é tão rápido e tão intenso que ficamos sem saber o que é melhor, a arte, os livros escolhidos ou os textos "maldosos"! No Brasil a arte ficou por conta do Otacílio d'Assunção, o Ota. Cartunista muito conhecido pelos "tiozinhos" como eu, que liam a revista MAD. Ele desenhou para a hilária publicação por cerca de 30 anos.

Entre os clássicos contidos no livro, temos Harry Potter, Guia do Mochileiro das Galáxias, O Alquimista, Romeu e Julieta, Don Quixote, Moby Dick, As Crônicas de Nárnia, O Retrato de Dorian Gray entre outros. Confesso que li mais de um terço do livro, ali em pé em frente à estante. As obras escolhidas são ótimas e vão desde clássicos da literatura mundial, até chegar nos mais famosos best sellers das mais caras livrarias. Se você gosta quadrinhos, procure os trabalhos de Henrik Lange e do Ota, todos valem muito a pena.

O livro?  Não é uma ejaculação precoce, ele cumpre a função, faz você relaxar e esvaziar sua mente das leituras pesadas e dos RPG's cansativos. Naquele dia fui seduzido e comprei dois volumes. O meu já reli algumas vezes, o meu amigo Júlio também, afinal ele adorou o livro.

Deêm uma olhadinha:


8 comentários:

Helô disse...

Eu sempre pensei em comprar esse livro, mas nunca o fiz de fato... acho q vou comprar... Mto engraçados os quadrinhos!

Cara, pq ex-nerd????

Mumu Silva disse...

Vale a pena, super recomendo!

Ex nerd? Pq não gosto da banalização do termo. Na minha época não era bonito ser nerd, as pessoas eram pq gostavam dessas coisas, hj muitos se dizem nerd pq esta na moda.

Ahhh vai ver sou um véio rancoroso e chato! kkkk

Emanuela Chaves disse...

Gente que legal!!!Acho que vou comprar pro meu irmão,talvez sirva de estimulo para ele ler os originais,é uma ótima proposta pedagogica.

Tayson disse...

Nossa, não sabia da existência dessa publicação. Parece interessante, acho que vou garantir o meu também!

TON disse...

Haha parece bem bacana mesmo, como nunca vi vendendo esse livro?

Mumu Silva disse...

Procurem nos cantinhos de HQ das grandes livrarias, sempre tem... he he he

Mada disse...

EU também tive um encontro ao acaso com esse livrinho e adorei!! Tanto quero comprá-lo pras bibliotecas da cidade de SP... =) Foi justamente a historinha do Senhor dos Anéis que me ganhou!!! Ótima Dica!!! =)

Julio disse...

Cara, mto bom! até hj leio este livro!!
Este presente foi mto bem escolhido! E sim, nao sou nerd... mas curti mto!!!!
Vc é foda! Amigão de otimo gosto!!!!! =D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...